Benefícios do Aquecimento antes do Surf.


 

Se você é daquele tipo de surfista que não aquece ou alonga antes da sessão de surf, pega a prancha e já entra na água direto e sem antes se preparar? Cuidado! Você pode estar em perigo, pois este hábito está diretamente relacionado com o alto índice de lesões, ocasionadas pela falta do aquecimento adequado antes do surf.

A SURFUNCIONAL preocupada com a saúde, desempenho esportivo e qualidade de vida de surfistas, estará oferecendo informações relacionando o Treinamento Funcional e a Preparação Física, afim de contribuir para desenvolvimento do surf no Brasil, e para a evolução dos seus praticantes de forma rápida, segura e eficiente.

 

O aquecimento é o procedimento mais apropriado na fase preparatória para o surf. O aquecimento foi definido por Weineck (1999) como medidas para preparação de um estado psicofísico e coordenativo-cinestésico ideal, assim como prevenção de lesões.

 

Platonov (2008) define aquecimento como o conjunto de exercícios e procedimentos especialmente selecionados para a preparação eficaz do organismo, para o trabalho que virá a seguir. Este tem a função de ajustar os sistemas funcionais para o organismo começar seu trabalho no máximo de suas capacidades.

 

Para os atletas ou não o aquecimento se torna obrigatório na organização racional do processo de preparação antes das baterias, ou sessão de surf. Sua ausência ou insuficiência provoca o aumento significativo da probabilidade de traumas musculares.

 

Segundo a especificidade o aquecimento é dividido em:

 

  • Geral: aumento das possibilidades funcionais do organismo, utilizando os grandes grupos musculares, os efeitos mais importantes neste momento é o aumento da temperatura corporal, o aumento da circulação sanguínea (Freqüência cardíaca), capacidade respiratória.

    Ex: (corrida leve, saltos leves, bicicleta, corda, atividades moderadas, etc).

 

  • Especifico: solicitações funcionais e mototas com grande relação com o treinamento ou competição. Realizar movimentos que cheguem bem perto da realidade esportiva, de preferência imediatamente após a aquecimento geral. O final do aquecimento total é próximo a parte principal da atividade e/ou competição para conservar os sistemas funcionais do organismo.

    Ex: (movimentos articulares dinâmicos, giros de tronco, rotação de braços).

 

O tempo para a atividade de aquecimento varia de acordo com o nível de conhecimento do individuo/atleta, temperatura do ambiente e vestimenta.

 

Em dias de muito calor e água quente o aquecimento geral pode ser de 03 a 10 minutos, o especifico 5 minutos, totalizando uma média de 10 a 15 minutos de aquecimento para o surf.

 

Em dias frios, água gelada, muito vento, ou seja, temperaturas baixas, a duração do aquecimento deve ser de 5 a 15 minutos para o geral e 05 a 10 minutos para o especifico, totalizando entre geral e especifico máximo de 20 minutos.

 

A partir de agora você surfista não terá mais problemas com a falta de informação sobre o que treinar para evoluir seu surf, a Surfuncional trará o que há de mais atual na área de preparação física para você. Deixe seu comentário, nome e e-mail para receber as novidades.

 

Você saberá realizar seu próprio aquecimento e treino antes das quedas, basta ter determinação, disciplina e seguir as dicas de especialistas no assunto.

 

No vídeo abaixo, o Atleta Pro Surf da Quiksilver, Deivid Silva com 18 anos, realizando exercícios que podem ser utilizados como aquecimento.

 

 

Aloha !