PREOCUPADO COM AS LESÕES NO SURF ??

“O surfista, em busca da evolução do seu desempenho e da superação de desafios, descobre a importância do Preparo Físico para essa prática, acaba mudando hábitos e, consequentemente, obtendo melhorias em seu estilo de vida em prol desses objetivos.

O contato com a natureza e busca pela superação de seus próprios limites tornam o Surf um esporte maravilhoso, atraindo, a cada dia, novos praticantes, dos mais diversos públicos e faixas etárias.

Por ser uma atividade muito prazerosa porém repetitiva, específica, de intensidade de moderada a alta, que une diversas capacidades físicas, na maioria das vezes por um longo período de tempo, acaba gerando desvios posturais, dores articulares, além de grandes desconfortos e graves lesões.

Os exercícios compensatórios e específicos para o Surf tornam-se essenciais para a continuidade e a evolução na prática do esporte tanto agora como no futuro.”  (Surfuncional, Treinamento Funcional para o Surf, 1ª Ed.- São Paulo: Phorte, 2013)

 lesoes_surf

 

   ⇒ Escolhemos  3 erros muito comuns cometidos por surfistas de todos os níveis que estão na lista dos campeões à propensão de lesões mas que se forem identificados e corrigidos podem te salvar!!

 

#1 – Má Postura na remada

– Inúmeros estudos comprovam que o surfista passa a maior parte do tempo remando (mais de 75% do tempo).

– Sabe-se também que para uma remada adequada, é necessário que o surfista esteja em decúbito ventral, alinhado sobre a longarina da prancha, com o tórax e abdome apoiados sobre ela, com leve hiperextensão do tronco.

- O erro mais comum cometido por surfistas de todos os níveis, é o uso do músculo quadrado lombar para se manter o tronco em extensão e não usar do acionamento dos glúteos e isquiotibiais (maiores responsáveis por essa postura), além dos eretores da espinha, abdômen entre outros músculos do CORE.

– Com o tempo de remada e prática, a coluna lombar acaba sendo sobrecarregada e desconfortos e lesões, até mesmo hérnias de disco podem aparacer nesta região.

Dicas para prevenção:

1- Identifique os músculos que são os maiores responsáveis pela postura da remada core-1487983356_1280x720

 

 

 

 

 

 

 

 

2- Observe sua remada na prática e perceba se os músculos corretos permanecem ativados.

3- Treine os músculos adequados para a postura da remada de maneira a poupar sua coluna lombar com esforços desnecessários e surfe com muita consciência e com uma respiração adequada.

pilatecombola

#2 – Abdução excessiva dos ombros na remada

A remada no surf é muito semelhante à remada do nado crawl na natação, porém no surf,  como temos o auxílio da prancha para flutuarmos sobre a água, e não temos a respiração do nado crawl, não é necessário que o braço se distancie muito da água na fase aérea da remada.

Dicas para prevenção:

1 – Para evitar sobrecarga nos ombros, desconfortos e futuras lesões,  mantenha mãos e braços próximos à lâmina da água durante a fase aérea da remada.

2- Poupe também sua cervical e trapézios. Se você tiver um bom posicionamento na prancha conforme a informação anterior, você terá uma extensão do tronco suficiente para olhar o horizonte sem precisar fazer uma hiperextensão da cabeça, poupando assim sua coluna cervical e também não será necessária a abdução excessiva dos ombros (elevando-os mais que a linha média do corpo) , poupando-os também de esforços desnecessários, grandes causadores de lesões. Erro muito comum em surfistas iniciantes.

3- Surfe com muita consciência corporal e uma respiração adequada. Em seus treinos de preparo físico para o Surf, inclua exercícios compensatórios para os ombros como: rotações externas, exercícios de mobilidade dos ombros e coluna torácica e fortaleça-os sempre !!!

 

kelly-slater surf_kellyslater_jbay_arquivogetty_30

 

irons_pipeline_arquivo_asp.jpg_95

 

#3 – Rotações de tronco sem acionamento do CORE

– Sabemos que a coluna torácica possui uma capacidade maior para rotações do que a coluna lombar, que suporta mais a estabilidade do tronco.

– Sabemos também que o  CORE (centro do corpo) é o maior gerador de força, controle, estabilidade, equilíbrio e respiração.

Portanto giros de tronco sem consciência corporal, sem acionamento “pensado” do CORE pode ocasionar sérias lesões na coluna vertebral, principalmente pelo delicado movimento do giro de tronco associado à flexão do mesmo. Erro comum cometido em surfistas avançados.

Dicas para prevenção:

1- Surfe com muita consciência corporal e uma respiração adequada. Em seus treinos de preparo físico para o Surf, inclua exercícios rotações de coluna torácica, estabilidade de lombar, mobilidade da coluna, e muito fortalecimento do CORE

2- Nunca surfe com dores, escute sempre a voz do seu corpo.

3- Procure sempre um profissional especialista no assunto para te orientar em seus treinos para o Surf e… BOAS ONDAS! 

Post 3 erros Curso

 

QUER SABER MAIS SOBRE PREPARO FÍSICO ADEQUADO PARA SURFISTAS ???

 

Bare Organics

Este Curso é para você, Educador Físico, Personal Trainer, profissional da área da saúde, amante do surf!

 

  • Para trabalhar com surfistas de todos os níveis

  • Para atender com qualidade esse novo nicho de mercado

  • Para aumentar sua carteira de clientes e seu valor hora/aula

  • Para pegar mais ondas por muito mais tempo…

VOCÊ ESTÁ PREPARADO ???

Tudo sobre treinamento para surfistas em apenas 1 dia!

02 de Dezembro de 2017 – Riviera de São Lourenço, Bertioga/SP

INCLUSO livro SURFuncional, Certificado de participação + Grupo fechado facebook

corra, as vagas são limitadas e o primeiro lote foi prorrogado até dia 31/10/2017

Inscricoes aqui