O dia começou colorido e muito saudável no 1º Seminário do Surf na cidade de Bertioga….

          Uma linda mesa de frutas nutritiva e decorada com todo capricho pela parceira Tlie do Açaí Caiçara fortaleceu o Coffee breack  de recepção (aproximadamente 50 pessoas)  no Auditório do SIV Riviera na manhã de sábado (31/8).

O Seminário teve início com a apresentação do Projeto OFICINA DE ATLETAS – Bertioga por Marcus Vinicius Simão, Professor no Projeto e Presidente da Associação Oficina de Atletas (A.O.A.), realizadora do evento.

Marcus mostrou a trajetória do Projeto que teve início em 2011 e ressaltou a importância do atendimento multidisciplinar, a efetiva participação e apoio de familiares e patrocinadores para um projeto de sucesso.

Equipe do 2012/2013

 Marcus também enfatizou os principais objetivos do Projeto:

“Queremos descobrir e esculpir novos talentos e elevar o nível do Surf Bertioguense,  claro! Mas, principalmente, queremos formar cidadãos conscientes, do BEM, preparados para a VIDA! …

Ficamos muito felizes em ver este Projeto servindo de modelo para outras empresas e instituições, afinal, quanto mais oportunidade para nossas crianças e jovens, melhor!… 

…Nós só conseguimos dar esse “UP” no Projeto graças ao apoio da SOBLOCO e Riviera de São Lourenço e torcemos para que outras empresas também consigam seus apoios e recursos para realizarem seus projetos e fortalecerem cada vez mais o esporte e a educação em nossa cidade!”, disse.

 

Marcus Vinicius (o Vini) também apresentou os planos do Projeto para 2020 com a chegada do Sensei Flavio Salazar que fará parte do calendário semanal com Oficinas de Judô, levando principalmente disciplina aos atletas entre outros benefícios.

 

Flávio contou um pouco da sua história como atleta profissional e seu preparo suado durante 1 ano e meio para conquistar 2 títulos importantíssimos que colocou como meta (1 Campeonato Paulista e 1 Campeonato Brasileiro).

 

Mostrou para os atletas que a disciplina, dedicação e o apoio multidisciplinar é o caminho do sucesso!

"Upgrade" no Projeto a partir de 2017

Paulo Velzi, Diretor do SIV Riviera (Sistema Integrado de Vendas) e Engenheiro da Sobloco, principal responsável pelo apoio que mantém o Projeto AOA hoje, também deixou suas palavras…

Paulo contou um pouco de sua carreira como atleta em diversas modalidades, suas dificuldades e alegrias. Contou, que realmente não é fácil, mas que nunca devemos desistir dos nossos sonhos!

Medicina Esportiva

Na Palestra do Dr. Rogério Jeremias, médico do Esporte e parceiro no Projeto, enfatizou e alertou sobre o conceito BURNOUT:
Perda de interesse no esporte por parte do atleta jovem, devido às altas cobranças e prática excessiva deste! Ocorre um esgotamento físico e mental do atleta.
Falou também sobre as lesões no esporte, que a maioria delas acontece com a própria prancha e sobre as atuais condutas com afogamento e Primeiros Socorros.

Treinamento Mental

O Psicólogo e Surf Coach Gustavo Martins, o Guteba, falou da sua história e expectativas como ex-surfista profissional, da importância do Treinamento Mental, equilibrado com o Trenamento Físico e os cuidados com as cobranças no esporte. E que também, devemos estar sempre atentos ao nosso Chamado... aquilo que realmente faz nosso coração "cantar"

Nutrição Esportiva

A Nutri Gabriela Pegorin, Mestranda em nutrição e Metabolismo no Surf alertou que o atleta gasta muito mais energia do que se imagina. Daí a necessidade da alimentação balanceada e adequar os componentes de nutrientes, já que estes influenciam diretamente na força e na potência das manobras no surf, por exemplo. Enfatizou, ainda, que a hidratação adequada é fundamental para o bom funcionamento do organismo, também relacionada com a performance, e que, como suplemento, a creatina monohidratada tem apresentado excelentes resultados...mas que para tudo isso acontecer de forma equilibrada e certeira é necessário uma Avaliação Nutricional prévia e um acompanhamento nutricional mas com autonomia do atleta.
Disse também, que é possível sim praticar uma reeducação alimentar de toda uma família através do jovem atleta mesmo àquelas de baixa renda ou menos favorecidas.

Preparação Física no Surf

Finalizando o Ciclo de palestras, o Preparador Físico Vini explicou a importância dos exercícios compensatórios para o atleta surfista manter uma longevidade no esporte e como um surfista pode melhorar suas capacidades físicas relacionadas ao esporte, tanto o surfista iniciante, intermediário ou avançado.
Deixou como dica:
"Treinar e manter o CORE (Centro do Corpo) fortalecido sempre para manter uma melhor postura no dia-a-dia e a performance no esporte".

Encerramento

Ao final do Seminário, foi realizado um sorteio de brindes e houve também muita expectativa para a data do próximo Seminário, cheio de informação de relevância para jovens atletas e comunidade, além de agradecimentos à equipe da AOA, palestrantes, participantes e o patrocínio da SOBLOCO, RIVIERA DE SÃO LOURENÇO E SURFUNCIONAL que proporcionaram o evento.

Equipe Oficina de atletas 2019 e Palestrantes 1ºSeminário do Surf - Bertioga